Qual a melhor companhia aérea?

vooSei que isso pode parecer um chavão, mas a melhor companhia aérea é aquela que melhor atende ao custo benefício. Para voos nacionais, você não precisa se preocupar com espaço entre as poltronas ou com o serviço de bordo, afinal os voos serão curtos (exceto quando tem muitas conexões).

Então por que pagar mais caro por um benefício que não será utilizado? Os voos da Gol, por exemplo, costumam ser mais baratos aqui no Brasil. Mas a Gol não dá muitas opções no serviço de bordo. Todas as outras companhias (Azul, Avianca, Tam) oferecem lanche de graça. Esse lanche geralmente é um sanduíche ou salgadinhos com bebidas (refrigerante e suco). A Gol quando muito dá um pacote de salgadinho orgânico ou amendoim com água. Além disso, a Gol costuma ser a empresa que mais atrasa voos (especialmente em épocas de grande movimento, é praticamente certo que o voo vai atrasar nesses dias e horários específicos).

Por outro lado, a Gol possui o melhor site. Nas outras companhias, é muito difícil navegar pelos sites, comprar a passagem, encontrar sua reserva, etc. O site da Tam, por exemplo, é terrível.

Agora falando sobre o entretenimento a bordo, a Avianca e a Azul são as melhores companhias. A Azul possui em quase todos os seus aviões uma televisão individual por passageiro, com diversas opções de canais, incluindo o status do voo (altitude, localização, velocidade do avião, temperatura externa, etc.). A Avianca é ainda melhor pois possui além desses recursos, a opção de jogos interativos, documentários, séries, shows e programas recordados.

Em termos de programas de milhagem, a Gol vence com o programa Smiles (sem dúvidas é o único que funciona).

Então apenas para resumir, apesar de cada companhia aérea ter vantagens e desvantagens em todos os aspectos, o que realmente importa para voos nacionais é o preço. Já para voos internacionais, é interessante prestar atenção em todos os detalhes, incluindo o espaço entre as poltronas, já que o voo é muito mais longo. Alguns voos nacionais acabam sendo também muito compridos e desgastantes pela quantidade de conexões. Um voo de Porto Alegre para Manaus, por exemplo, sempre terá várias conexões, podendo demorar mais de 10 horas. Podemos comparar isso com uma viagem internacional, não é mesmo? Obviamente que essas 10 ou 15 horas não são todas dentro do avião, você sai, fica um bom tempo no aeroporto e depois volta para outro avião, o que diminui um pouco o tédio e a necessidade de um bom serviço de bordo.

Leia também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *